Como é a Linguagem Literaria da Modernidade?
A linguagem de hoje procura usar palavras simples e objetivas, de forma que até as pessoas menos estudadas compreendam o conteúdo.
Antigamente a linguagem era mais rebuscada e regrada; hoje em dia, a linguagem está mais livre e "solta".
A linguagem da modernidade tanto na estética quanto na vida social apresenta um anticonvencionalismo temático, e inovação dos conteúdos que encontra correspondência também nesta linguagem.
Além das inovações técnicas, a linguagem torna-se coloquial e espontânea, mesclando expressões da língua culta com termos populares, o estilo elevado com o estilo vulgar.
Há uma forte aproximação com a fala, isto é, com a oralidade, e geralmente desejam denunciar a realidade como ela é, nua e crua. Assim, liberto da escrita nobre, o artista volta-se para uma forma prosaica de dizer, feita de palavras simples e que, inclusive, admite erros gramaticais.
Introdução
A palavra “modernidade” guarda sentidos diferentes ao falarmos de arte e literatura, filosofia ou história.
Em história, modernidade é o período que se inicia com as GrandesNavegações. Já a modernidade filosófica tem sua origem com a ascensão da burguesia. Na literatura, consideramos modernidade o momento que muitos artistas criam seus textos literários procurando romper com todaa tradição anterior, ansiando por uma arte sem heranças do passado.
A literatura da modernidade, no quadro da literatura brasileira, poderia incluir o Simbolismo, o Pré-Modernismo e o Modernismo,além de encontrar ressonâncias em alguns escritores realistas, românticos e até árcades.
Como principais características destacam-se:
Libertação da ordem espacial, temporal e objetiva;
A diminuiçãodas diferenças entre a proximidade e a distância, entre terra e céu.
O sentimento de ruptura com o mundo, que se alia à linguagem poética da modernidade, construindo um poema em que a figura dopoeta aparece como alguém à margem da sociedade, mais crítico, engajado