Como é Feito o Tratamento de Agua em Seu Municipio
A cidade não conta com grandes rios ou lagos naturais, e a água é captada em represas ,100% da população urbana e 99,5% da população total do município recebem água, captada nos sistemas Faxinal, Maestra, Samuara, Dal Bó, Galópolis e poços artesianos, e está sendo criado o sistema Marrecas, prevendo a expansão da demanda.
Destina-se a conduzir a água tratada, através de tubulações, aos diversos pontos de consumo da comunidade. É formada, basicamente, por malhas hidráulicas compostas por tubulações de adução, sub adução, redes distribuidoras e ramais prediais, que juntos disponibilizam a água tratada na entrada do imóvel do consumidor. Em muitos casos, essas malhas possuem também grandes reservatórios de distribuição, estações de bombeamento para regiões mais elevadas, além de outros equipamentos de controle que garantam a continuidade da distribuição.
A água bruta sai da bacia de captação e segue para a Estação de Tratamento, onde vai passar por vários processos até se tornar água potável e ser distribuída para a população.
Coagulação: adição de produtos químicos coagulantes (ex: sulfato de alumínio) à água com o objetivo de desestabilizar as partículas em suspensão (impurezas), propiciando condições para a posterior aproximação das mesmas.
Floculação: adição de produtos químicos coagulantes (ex: sulfato de alumínio) à água com o objetivo de desestabilizar as partículas em suspensão (impurezas), propiciando condições para a posterior aproximação das mesmas. Nesse processo ocorre a agregação das partículas desestabilizadas pela ação do produto químico e resulta na formação de flocos, com tamanho e peso adequados para sua remoção na fase seguinte do tratamento.
Decantação: os flocos formados anteriormente sedimentam, por ação da força da gravidade, em tanques chamados decantadores. A água em tratamento, já clarificada, segue para a próxima etapa.
Filtração: consiste na remoção, através da passagem da água