Poluição do Rio São Francisco em Pão de Açúcar-AL
Resumo: Este projeto tem por objetivo mostrar a situação atual da única fonte hídrica do Município de Pão de Açúcar. Sabendo que o Rio São Francisco está sofrendo grandes agressões como a Transposição e até mesmo a escassez de chuva, ocasionando a seca, abordaremos o tema da poluição por estar no cotidiano da população do Município sertanejo. O objetivo deste projeto é analisar os impactos que prejudicam o Velho Chico, bem como os moradores que precisam da água para sua subsistência.
Palavras-chaves: Rio, impactos ambientais, poluição, subsistência, São Francisco.
Abstract: This project aims to show the current state of the single water source of Sugar Loaf County. Knowing that the São Francisco River is undergoing major stresses like Transposition and even the lack of rain, causing drought, will address the issue of pollution to be in daily the backcountry County population. The objective of this project is to analyze the impacts that reduce the Old Chico , as well as residents who need water for their livelihoods.
Keywords: River, environmental impacts, pollution, subsistence, São Francisco
1. INTRODUÇÃO:
O Rio São Francisco é um dos rios mais importantes do Brasil. Nasce no estado de Minas Gerais, especificamente na Serra da Canastra, na cidade de São Roque de Minas. Seus principais afluentes são: Rio das Velhas, Rio Paracatu, Rio Pará, Rio Grande e mais 164 . O rio beneficia mais de 521 municípios nos estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas. O seu nome indígena é Opará, dado pelos índios que moravam nas margens do rio e significa “rio-mar”. As principais atividades decorrentes do uso da água do Velho Chico são: a pesca, a navegação, a irrigação, o turismo e o para o consumo próprio. Seus principais reservatórios são: Três Marias, Sobradinho e a Hidrelétrica de Paulo Afonso, que garantem a vazão do rio durante todo o ano, principalmente na seca.
O Rio passa pela cidade de Pão