Como o professor pode ensinar Hist ria e Geografia
Será apresentado neste trabalho como os professores estão se formando nas universidades de hoje. Como autores pedagógicos de geografia e história podem orientar o professor a ensinar o aluno tornando-o um ser que aprenda em sua realidade de vida compartilhando e aprendendo com outras experiências com o auxilio de um orientador mediador do conhecimento com a realidade.
Magalhães propõe compreender o papel da linguagem na formação de professores e de coordenadores como profissionais crítico-reflexivos e conhecer experiências de formação que propiciam espaços para que esses profissionais da educação possam analisar criticamente suas prática.
“o ensino de Geografia nas séries iniciais deve basear-se no estudo do lugar onde a criança vive e considerar suas próprias concepções, desenvolvidas no seu cotidiano social.” CARTELLAR, Sonia Maria Vanzella.
É na vivência da criança que o professor precisa ter a sensibilidade de ver e de perceber para ensina-lo história e geografia tornando um ser crítico compartilhando conhecimentos que para outros alunos seja algo novo.
Justificativa
O ensino de História e Geografia no Ensino Fundamental é muito importante para a construção de cidadania da criança e sua identidade. Na escola, o ensino de História e Geografia, se constitui como um processo intencional, sistemático de construção de conhecimento pelo aluno com vistas ao desenvolvimento do pensamento autônomo, a formação para a cidadania, na contribuição para a consciência crítica e descoberta de si como agente de transformação social, com o poder de intervir na sociedade. Segundo Oliveira (1995, p.263-264), “... poucos historiadores interessam-se pelo processo de construção do conhecimento histórico em crianças. Muitos sequer, acreditam na possibilidade da criança aprender história nas séries iniciais”. Embora as crianças das series iniciais não compreenderem o sentido de história em seu contexto de temporalidade, este tema está inserido no currículo