Como o professor evitar o Bullyng em sala
TATIANA LIMA SOBREIRA
COMO EVITAR O BULLYING NA ESCOLA.
São Paulo
2014
TATIANA LIMA SOBREIRA
COMO EVITAR O BULLYING NA ESCOLA.
Trabalho apresentado como exigência parcial para a disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica I, no curso de Pedagogia, das Faculdades Integradas
Claretianas, sob a orientação da Prof. Dr. Antônio
Boeing.
São Paulo
2014
Este artigo tem como objetivo mostrar que alguns tempos muitas comportamentos violentos vieram mascarados como forma de brincadeiras. Brincadeiras como, apelidos, empurrões e risadinhas e deboches da vítima, importando sua religião, etnia, fazendo comentário maldoso, evitando a socialização entre eles. Muitas vezes são considerados comuns para muitos pais, alunos e professores, mas está muito distante de ser algo inocente.
Perseguindo, humilhando e intimidando o aluno, provocando nas vítimas grandes descontrole emocional.
Este trabalho tem como objetivo geral minimizar comportamentos violentos, psicológicos e físicos através do envolvimento dos professores e alunos, trazendo o respeito e a valorização das diferenças.
A ideia do trabalho é esclarecer sobre bullying, mostrar suas causas e consequências para a sociedade, apresentar as preocupações com criação de novos espaços no colégio para que a temática seja discutida e refletida, e daí surja novas práticas pedagógicas que propiciem a eliminação do bullying e ou a amenização dele.
1.
O que é Bullying.
Bullying é um ato praticado há muitos anos, existem muitas vítimas que sofreram no passado e não sabem que foi vitimada do bullying, porque por muito tempo esses comportamentos eram naturais da infância e adolescência.
O termo bullying é inglês que significa: tirano, valentão. Logo bullying seria o ato de intimidar, agredir e amedrontar outra pessoa.
É um problema mundial que pode ocorrer em qualquer local que tenha convivência entre pessoas, como escolas, universidades, internet e no trabalho.
Ana Beatriz Silva (201, p. 111)