MEDIDAS EL TRICAS E MAGN TICAS
Aula 4
Professor: Luis Chiganer
Alunos: Aline Damm, João Gilberto e Ricardo B.
Experimento 1: Resistência interna do Galvanômetro
Galvanômetro é um instrumento de medição que é usualmente utilizado para medições em corrente contínua. Abaixo mostraremos o instrumento de bobina móvel, que consiste numa parte fixa, o imã permanente, gerando um campo magnético intenso, e uma parte móvel composta por uma bobina, ou seja, um enrolamento de um fio condutor fino, sobre um quadro de alumínio preso a um núcleo de ferro e um ponteiro, sendo todo o sistema, fixado por duas molas espirais (de bronze fosforoso), dotadas de eixos suportados por mancais, que ligadas ao fio da bobina são percorridas pela corrente a ser medida.
Este instrumento tem seu funcionamento baseado no efeito eletromagnético, causado pela corrente elétrica que circula pela bobina, originando forças que atuando sobre o sistema móvel, deflexionarão o ponteiro mecanicamente unido a este. As forças de restituição, originadas pelas molas de restituição, contrabalancearão as forças de deflexão, estabilizando o sistema, quando então teremos o ponteiro imóvel sobre uma escala previamente graduada, indicando assim o valor da medida. Quando utilizamos um galvanômetro para aferir medidas em um circuito de corrente contínua, equivale a uma resistência ôhmica (Rg), que em função do valor pode alterar as características deste. Os galvanômetros são essencialmente medidores de pequenos valores de correntes, da ordem de ϻA, sendo necessário uma associação convenientemente de resistores, para que possam ser utilizados como amperímetros ou voltímetros em diversas escalas. Para determinarmos a resistência interna (Rg) de um galvanômetro, experimentalmente, precisamos montar o circuito da figura abaixo:
Inicialmente com a chave K aberta, ajustamos o potenciômetro P1, de maneira que circule pelo circuito a corrente de fundo de escala do