Como o coaching pode melhorar a Educação do país
Na terça-feira, dia 7, foi divulgado o resultado de mais um Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa, da sigla em inglês). O estudo aponta uma grande melhora do desempenho da educação no Brasil ao longo da década, mas põe os estudantes brasileiros até 15 anos numa tímida 53ª colocação no ranking geral entre os 65 países avaliados.
O coaching pode ajudar o setor da Educação no Brasil
Claro que a melhora na educação de qualquer país depende de mais infraestrutura e incentivo por parte do governo. No entanto, mesmo com verbas deficitárias e outros problemas, o pobre resultado alcançado pelo Brasil poderia ser melhorado com medidas simples, como com a atuação de um coach na instituição de ensino.
Além de pôr em prática as características básicas de seu trabalho, como motivar e assessorar o cliente rumo ao alcance de seus objetivos, o coach pode atuar junto a alunos e professores analisando o cenário atual para saber a razão pela qual o desempenho do sistema educacional não é satisfatório.
Como o coaching pode ajudar a descobrir as causas do problema na educação
No caso dos alunos, o assunto estudado não lhes interessa? Ou falta motivação para que se empenhem? Para os professores, o motivo da falta de motivação está no desinteresse dos alunos? Ou nos baixos salários?
A partir daí, o coach trabalhará com alunos e professores para ampliar-lhes a consciência em relação a todo o processo educacional. O ponto principal é tirar de ambas as partes o papel de agente vitimado do processo, fazendo-os olhar sempre em frente, visando o futuro e o sucesso.
Coaching: modificando a consciência de alunos e professores
Os alunos não podem se limitar a pensar que o que está sendo lecionado é meramente algo desinteressante e monótono. Eles precisam compreender que o que estão aprendendo nesta época é essencial para o futuro deles, tanto profissional quanto pessoal.O coach fará com que também os professores ampliem sua visão,