como a trabalhar a gramática e a norma padrão na escola respeitando as variações linguisticas dos alunos
CELANIRA DA GRAÇA DIAS , RU 834166 , TURMA 2012/8
PORTFÓLIO
UTA ESCRITA
FASE 1
CURITIBA
2014
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
CELANIRA DA GRAÇA DIAS , RU 834166, TURMA 2012/8
PORTFÓLIO DA UTA ESCRITA
FASE 1
Relatório de portfólio da UTA ESCRITA apresentado ao curso de Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa e Literaturas do Centro Universitário Internacional Uninter.
Tutor Local: Viviane Battisttelo
Centro Associado: Curitiba
CURITIBA
2014
ELABORAÇÃO DE UM TEXTO
Como trabalhar a gramática e a norma padrão na escola respeitando-se as variações lingüísticas dos alunos?
É necessário para trabalhar a gramática e a norma padrão respeitando-se as variações lingüísticas levar em consideração o conhecimento dos alunos e seus interesses.Toda aprendizagem precisa ter sentido , e o que os alunos trazem de casa não pode ser desprezado.Muitas pesquisas referentes ao ensino da língua portuguesa são realizadas e na maioria delas tem como resultado a necessidade do respeito as variações lingüísticas dos alunos.
O professor é um mediador , pois trabalha e convive com a influência da variação lingüística.Ele precisa sempre encontrar diferentes maneiras de se trabalhar em sala de aula a “norma padrão”considerando a variação lingüística sem estigmatizá-la. É importante produzir situações reais de uso da língua , provocando assim nos alunos a necessidade de aprender. E esse “aprender” , é adquirir conhecimentos , renovar a metodologia, renovar o ensino. Aprender a pensar e a refletir sendo crítico e criativo.
Os professores precisam dedicar-se a achar formas diferentes de refletir sobre o nosso “português” e de mostrar aos alunos que podemos utilizar as variações lingüísticas em sala de aula e também fora dela , possibilitando a todos os alunos indiferente de classe social o acesso à cultura, pois a escola não