Atomo de Bohr
Postulado de Niels Bohr:
Os elétrons movem-se em órbitas circulares em torno do núcleo atômico central.
Quando os elétrons passam de uma órbita para outra, um quantum de energia é absorvido ou emitido.
Números Quânticos: Os números quânticos servem para identificar um elétron pelo seu conteúdo de energia, quando ele estiver em movimento na eletrosfera de um átomo. Em número de 4, são eles:
1. Número quântico principal (n): representa a distância do elétron ao núcleo e, conseqüentemente, o nível de energia do elétron (1, 2, 3,...) ou a camada de energia (K, L, M, N, O, P, Q...). Relacionando as camadas com os níveis de energia do modelo atual temos:
Camada
K
L
M
N
O
P
Q
n
1
2
3
4
5
6
7
2. Número quântico secundário ou azimutal (ℓ): relaciona-se com o subnível de energia de um elétron. O número quântico secundário é expresso pelas letras s, p, d, f. Elas indicam os subníveis nos quais os elétrons podem ser encontrados. s=0, p=1, d=2, f=3......ou seja, n- ℓ.
conhecidos [//] ainda não determinados•
Os subníveis são constituídos por orbitais que recebem o mesmo nome.
O número quântico secundário permite ainda conhecer o número máximo de elétrons em cada subnível e nível: o número máximo de elétrons em cada subnível é : (*) 2(2ℓ + 1)
3. Número quântico magnético (m): indica em qual orbital de um determinado subnível podemos encontrar um elétron. Ele pode assumir qualquer valor inteiro entre +ℓ e -ℓ, inclusive zero. Cada valor de m indica um orbital. O número máximo de elétrons que um orbital pode conter é 2.
Subnível
ℓ
N0 de orbitais
Valores de m s 0
1
0 p 1
3
-1, 0 ,+1 d 2
5
-2, -1, 0, +1, +2 f 3
7
-3, -2, -1, 0, +1, +2, +3
ORBITAIS s
Os orbitais s ( l =0) são esféricos. Seu volume depende do valor de n.