Como a sociedade influência a Ciência
Podemos dizer que a ciência e a sociedade avançam lado a lado, para o Homem avançar em termos científicos é preciso que em seu redor sejam aceites as suas ideias, pois a ciência trabalha para e está ao serviço da sociedade. Devido a inúmeras descobertas no âmbito científico que a nossa qualidade de vida vem a melhorar, mas nem sempre foi assim. Por exemplo na época medieval, altura em que a mentalidade era extremamente influenciada pela religião e os seus representantes, nem todas as descobertas podiam ser levadas a público, muitos homens eram silenciados.
Nicolau Copérnico foi um desses homens, com a sua Teoria Heliocêntrica enfrentou as convicções que os católicos possuíam de que todos os astros giravam em redor da Terra e seriamos o centro do universo. Esta é uma grande prova de que por vezes a mentalidade e a maneira como a sociedade pensa impede o nosso desenvolvimento.
Chegando ao segundo ponto, a tecnologia chegam-nos diversas questões, tais como: sem ela o que seriamos? Até onde teríamos descoberto o que sabemos se não fosse o aparecimento de novos aparelhos e métodos?
Apenas em 1969 se chegou com sucesso á fase Lunar, mas este projecto é produto de um trabalho árduo por parte de uma extensa equipa de cientistas que durante décadas fez o possível (e talvez o impossível) para concretizar tal objectivo. Desde 1865 que se idealiza a chegada do Homem á lua, mas isto só pode ser posto em prática no século XX graças ao avanço da tecnologia aeronáutica e da computação tecnológica que permitiu a criação de naves espaciais.
Assim podemos concluir que a ciência apesar de muito importante para o ser humano também depende da forma como este vê as coisas, da sua ética e fundamentos, tal como da tecnologia inventada por este. Ana Mota, nº2
10ºA