Anorexia
Anorexia nervosa é um distúrbio alimentar relacionado à insatisfação exagerada com o peso corporal. Achando-se sempre acima do peso ideal, a pessoa acometida procura obsessivamente por um suposto emagrecimento. Assim tende a jejuar, forçar vômitos, fazer exercícios físicos com freqüência e intensidade exagerados, e tomar laxantes e diuréticos; mesmo se apresentando extremamente magro.
As causas deste distúrbios estão relacionados à soma de fatores como pré-disposição genética, alterações nas concentrações de serotonina e noradrenalina, e a própria e a própria imposição de um padrão estético magra sendo sinônimo único de beleza. Acometendo principalmente mulheres ( 0,5 a 1,0% delas), os índices de homens com este distúrbio vêm aumentando nos últimos tempos.
Com o tempo, problemas como desidratação, anemia, hipoglicemia, insuficiência renal, atrofia muscular, descompasso cardíaco, perda de massa óssea, maior suscetibilidade a infecções, dentre outros, podem ocorrer, aumentando as chances de morte por parada cardíaca e choque hipovolêmico. Devido aos problemas psicológicos que pode desencadear (ou se acentuar), tal como depressão, não são raros os casos de pacientes anoréxicos que acabam por interromper intencionalmente suas vidas.
Depoimentos de pessoas que tiveram anorexia
“Tenho 14 anos e há dois convivo com a anorexia. Se eu soubesse que sofreria tanto para tentar ter um corpo perfeito, nunca teria entrado nessa. As coisas começam pequenas, primeiro você acha que sua barriga está grande, não demora muito para até seus dedos ficarem enormes. Aí a gente entra nessa rotina sem fim… Eu acordo e durmo pensando em comida, peso, calorias. Não agüento mais viver assim e desejo que ninguém passe pelo que eu estou passando. Quando percebeu, minha mãe me forçou a começar um tratamento psicológico. Aí, virei uma fingidora. Fingia para a psicóloga, fingia para minha família. Meus pais pensam que eu já saí dessa, mas