Como a modernização e a Tecnologia influenciam nas relações humanas.
Palavras- chave: Tecnologia, ser humano, relacionamento, modernização.
A Revolução Industrial tornou as organizações maiores e mais complexas trazendo consigo avanço tecnológico e uma visão focada para lucratividade e produtividade. As amarras da tecnologia vão bitolando fortemente o ser humano. O homem vai deixando de lado sua capacidade criadora para tonar-se a engrenagem de uma máquina.
A experiência do homem urbano, metropolitano funde-se a tecnologia moderna, há pouco mais de cem anos o Brasil era um país predominante agrário a paisagem rural foi largamente preponderante até 1870. A riqueza brasileira provinha da agricultura e da exportação de produtos agrícolas.
No século XIX o mundo rural prevaleceu sobre o mundo urbano no Brasil, ainda que na Europa a produção industrial e a vida urbana já fossem realidades significativas desde os fins do século XVIII. Chegando nas décadas finais do século XIX no Brasil, transformações econômicas e sociais propiciaram as condições necessárias para a industrialização e para um desenvolvimento urbano acelerado. Novas formas de vida surgiram ao lado de formas de viver do mundo agrário existentes há muito tempo. O domínio das forças naturais pelos novos processos técnicos exigiu esforço coletivo e conjugado estando sempre em função de um equipamento, uma máquina. A atividade industrial sempre crescendo e sendo conduzida no interior de empresas de pequeno e médio porte, ainda as grandes fábricas existentes tinham o maior número de operários e a maior quantidade de capital sendo responsável pela maior parte da produção industrial. No artesão fundo de quintal desenvolvia as etapas para a confecção de seu produto, onde cada funcionário desempenhava uma atividade específica notando-se que no artesanato e na manufatura o trabalhador se servia de sua ferramenta enquanto na fábrica ele passava a servir é máquina. Com a fábrica houve dependência crescente do