COMO A DEMOCRACIA BRASILEIRA VEM SE CONSOLIDANDO DESDE 1985
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 7 REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
Neste trabalho irei analisar alguns obstáculos políticos e ideológicos para a consolidação da democracia no Brasil. Onde o processo de democratização do país baseou-se em realidades socioeconômicas e que foi uma conquista da sociedade civil e não um presente do regime militar. Tentarei também demonstrar que o processo de democratização não levou em conta, muito menos soube criticar, algumas ideologias e práticas políticas típicas de países subdesenvolvidos de renda média, como o Brasil: crenças nacionalistas da esquerda, demandas irrealistas por parte dos trabalhadores apoiados em um populismo e clientelismo por parte dos políticos oportunistas, conservadorismo e subordinação aos interesses externos das elites.
A crise econômica no Brasil definida pela estagnação da renda per capita desde 1980 e por taxas de inflação extraordinariamente altas foi no início dos anos 80, a causa básica da derrota do regime autoritário, mas hoje como permanece sem solução, esta mesma crise econômica está ameaçando o novo regime democrático. Recessão e altas taxas de inflação serão sempre fatores de instabilidade para o regime estabelecido no poder, seja ele autoritário ou democrático. Ao final dos anos 80 a democracia está sendo ameaçada pela crise econômica, uma vez que a maioria dos regimes políticos da América Latina é democrática.
2 DESENVOLVIMENTO
A transição para a democracia foi um longo processo no Brasil, teve início em meados dos anos 70 e terminou somente no começo de 1985. Três anos mais tarde, a maioria das pessoas acreditava que o processo de democratização não estava terminado. Mas a democracia resultante é decepcionante, uma vez que não conseguiu solucionar os problemas econômicos e sociais que o país enfrenta. O regime