Como usar o acento grave
Sendo um fenômeno fonético, pode ser que não haja correspondência entre o som resultante da crase e sua representação na escrita, mas no português, grego e sânscrito, a crase geralmente pode ser depreendida, no primeiro, através de sinal diacrítico, no terceiro, através de substituição dos caracteres representativos dos sons formadores da crase pelo(s) caracter(es) representativo(s) do som resultante e, no grego, tanto um artifício como o outro, fazendo nestes idiomas a crase como um mecanismo de sandhi (para fins de eufonia na elocução).
O acento grave é utilizado nas palavras:
à às àquele àquela àqueles àquelas àquilo àqueloutro àqueloutra àqueloutros àqueloutras
A regência verbal, em sintaxe, é o estudo da colocação de complementos verbais - sendo necessário análise semântica.
Quando o verbo for transitivo e o seu complemento indireto (OI) feminino, a preposição contrair-se-á com o artigo definido (a ou as). Usa-se o acento grave sobre a letra a só se a preposição for a. Já que em estes casos basta apenas a preposição, o artigo pode estar oculto, pode se excluir o acento, mas, às normas cultas da língua devemos colocá-lo. Exemplo:
Levei água às pessoas duma antiga comunidade.
Verbo: Levei (transitivo direto indireto)
OD: água (Levei o quê?)
OI: às pessoas duma antiga comunidade (Levei a quem?)
Preposição que inicia o OI: a
Artigo que inicia o OI: as (pessoas)
Resultado dos termos introdutórios do OI: a + as = às
Como várias preposições podem introduzir o OI (veja em uso de preposições), podemos substituir a por alguma preposição que indique a mesma