Como usar a literatura Infantil na sala de aula 5. Ed. SP. 2012
Autora: Maria Alice Faria Sobre a autora:
Maria Alice Faria, foi professora na pós-graduação de Educação na Unesp. Ministrou durante mais de duas décadas cursos de atualização e aperfeiçoamento para professores do ensino fundamental e médio sobre a incorporação de textos como o jornal (impresso e televisivo) e a literatura infantil e juvenil como ferramentas para a melhoria do ensino/aprendizagem da Língua Portuguesa nas salas de aula, outra obra de sua autoria é: Como usar o Jornal em sala de aula, fazendo assim parte da coleção: Como usar em sala de aula, da editora contexto, que conta também com a colaboração de outros autores.
Fonte: http://www.editoracontexto.com.br/autores/maria-alice-faria.html
Neste livro autora demonstra toda a sua inquietação durantes todos anos de pesquisa sobre toda a literatura infantil. Nele poderemos verificar contextos teóricos e práticos, destinados a vários públicos como professores e ou pesquisadores. Esse livro é um mergulho no universo literário, nele, autora convida nos educadores e admiradores da literatura infantil a nos surpreender e entender toda a literatura infantil e não somente como instrumento pedagógico mas também perceber todos os detalhes existente nos livros para crianças. Ainda de forma detalhada ela expõe e explica pensamentos e “teorias” de maneira transparente.
Vejamos aqui o que elas nos conta em cada “capitulo”
I - Literatura, literalidade e os livros para crianças e jovens.
Já no começo do livro a autora faz uma breve crítica à falta relevância dada aos profissionais que se dedicam literatura e a falta de reconhecimento dos livros que são ditos como não literários. E nesta obra um dos seus objetivos é nos mostrar os aspectos literários dos livros de jovens e crianças e, além disso, fornecer subsídios teóricos e pedagógicos para a leitura desses livros, entre outros que ela nos mostrará no decorrer da leitura.
Ela