Pós graduação
A LITERATURA INFANTIL NO PROCESSO DE
ALFABETIZAÇÃO
Raíssa Pífano de Araújo* raissa_araujo_@hotmail.com Vanessa Titonelli Alvim*
Titonelli.vanessa@yahoo.com.br
*Graduanda em Pedagogia
**Graduanda em Pedagogia
Apresentação
Na sociedade atual, a leitura e a escrita assumem papéis de suma importância, permitindo que os sujeitos que as dominam se constituam como membros de uma sociedade, ativos, cidadãos e com direitos. É nessa perspectiva que defendemos a necessidade de a Escola pública assumir o compromisso de proporcionar vivências cotidianas do uso da leitura e da escrita desde o início do processo de alfabetização, visando à formação significativa de seus alunos.
Abordaremos, neste trabalho, a relação entre a literatura infantil e o processo de alfabetização. Discutiremos de que forma essa literatura pode contribuir para a criação de situações contextualizadas de linguagem, ao relatarmos a aplicação de atividades que abordam a aquisição das capacidades de leitura e escrita. Para tanto, utilizamos observações em salas de aula, das quais participamos efetivamente, realizando uma pesquisa colaborativa (dados na seção seguinte).
Desse modo, a experiência teve como objetivo verificar as possibilidades de se conceber a alfabetização numa perspectiva mais interacionista e não mecânica. Além disso, visávamos promover momentos prazerosos de leituras, fazendo com que os educandos despertassem para o mundo letrado e começassem a desenvolver o prazer pela leitura.
Caracterização da Escola
Revista Práticas de Linguagem. v. 2, n. 1, jan./ jul. 2012
55
Este relato é decorrente de um Projeto de Pesquisa e Extensão1, intitulado
“Alfabetização e Letramento Nas Séries Iniciais”, que teve como objetivo auxiliar a formação de alunos da graduação, proporcionando-lhes a vivência da prática docente, articulando teorias e conceitos a experiências efetivas de sala de aula de Ensino Básico.
De acordo com Cagliari (1999), é importante o