Como um Projeto Político Pedagógico pode ser implementado de forma participativa?
O Projeto Político Pedagógico contribui favoravelmente para a criação de um ambiente democrático. Ao ser implementado de forma participativa possibilita a descentralização das ações empreendidas na escola e a ampliação dos espaços de autonomia pela instituição, por intermédio da participação responsável e efetiva de todos os segmentos, tendo em vista o alcance de objetivos comuns.
A gestão compartilhada entre os profissionais da educação e a comunidade escolar possibilita a identificação das condições reais da escola, bem como das condições de trabalho para todos. Significa caracterizar a escola real e traçar as linhas da escola ideal. Neste sentido, o Projeto Político Pedagógico da escola precisa estar organizado de maneira que suas ações estejam voltadas para atender às necessidades escolares dos alunos e realizando a função social da escola.
Na construção do Projeto Político Pedagógico todos devem ter a oportunidade de explicitar seus propósitos, propor metas e objetivos, enxergando caminhos para melhorar a atuação da escola. Tudo isto levando em consideração as práticas e as necessidades da comunidade escolar, as diretrizes nacionais, e as normas, regulamentos e orientações curriculares e metodológicas do sistema de ensino no qual a escola esteja inserido. O Projeto Político Pedagógico constrói e reconstrói toda a história da comunidade escolar, por essa razão ele é um instrumento dinâmico que contribui de forma significativa para um repensar, reavaliar e reestruturar as ações pedagógicas e administrativas que ocorrem no interior da escola, bem como sua relação com a comunidade e todo o contexto social. E por esse motivo ele nunca estará acabado, nunca será definitivo. Deverá sempre ser objeto de reflexões e ajustes. Ao mesmo tempo em que constitui-se na identidade da escola, é também inspiração permanente para as mudanças.