como tratar o erro em matemática
A postura da professora Ana Maria em relação ao aluno Pedro foi bastante desafiadora e interessante, pois a troca de ideias e conhecimentos entre os alunos proporcionou ao aluno a discussão, a concepção e a reflexão, sem dizer a ele qual era o erro, permitindo que ele compreenda a importância de interpretar a leitura e a escrita. É fundamental que a criança se aproprie dos conceitos que antecedam à escrita do número propriamente dita. Para um melhor desempenho é indispensável que o aluno seja agente ativo da construção de seu próprio conhecimento e, por isso, devemos valorizar os erros e os conhecimentos adquiridos.
Levar o cotidiano do aluno é um método bastante estratégico, porque podemos desenvolver a capacidade de observação da criança.
Podemos usar estratégias de forma dinâmica, desafiadora e divertida. Mostrando que o lúdico é um instrumento bastante importante na aprendizagem, no desenvolvimento e na relação com o meio. Como LOUREIRO (2009, p.21) explica: “É importante que o trabalho com jogos em sala de aula seja sistematizado. A sistematização requer um registro, o qual dá a oportunidade ao aluno para refletir sobre o que aprendeu”.
Os jogos pedagógicos podem ajudar a desenvolver a capacidade de percepção de erro do aluno, além de proporcionar meios de resolver os problemas. Através do lúdico o aluno pode expressar as suas dificuldades e as suas experiências. Ele aprende a agir de uma maneira