Coisas da Vida
A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar da resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro (1549).
Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.
Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc.
O dia é celebrado desde a década de 1960, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos.cola Barão do Rio Branco promove programação alusiva ao Mês da Consciência Negra
A Escola Estadual Barão do Rio Branco promoveu, durante o mês de novembro, uma vasta programação denominado "A consciência Negra e a Igualdade Sociocultural". A culminância do projeto ocorreu nesta quarta-feira,4, com apresentações cultuais, música gospel, hip-hop e outros.
A iniciativa visa atender a inclusão dos conteúdos de matriz africana, no currículo escolar, assim como combater o preconceito e a discriminação, estimulando o convívio social harmônico, dentro do âmbito da comunidade escolar.
O professor de História, Doval Brito, explica que esse é um projeto pedagógico que objetiva efetivar a Lei 10.639 que dispõe sobre a inclusão da história e cultura Africana no currículo escolar. "Então, nós resolvemos aproveitar o mês de novembro que é o Mês da Consciência Negra para