Coisas Da Vida
Autoria: Laurinda da Alves
É filha de José Nunes Fernandes e de sua mulher Helena Maria Alves, e irmã de Germano Alves Nunes Fernandes, Paulo Alves Nunes Fernandes (casado com Dulce Louro e pai de Teresa Louro Fernandes e Luísa Louro Fernandes) e de Catarina Alves Nunes Fernandes.
Licenciou-se em Comunicação Social na Universidade Nova de Lisboa e começou a fazer jornalismo.
Foi casada com o também jornalista Miguel Sousa Tavares, de quem tem um filho, Martim Alves Andresen de Sousa Tavares (Lisboa, 1989).
Sinopse:
Sensações e sentimentos. Relatos de viagens. Cidades e lugares onde Laurinda Alves se sente em casa. Descoberta de novos mundos. Conversas que se prolongam pela noite dentro, sem horas, e ficam a fazer eco. O filme repetido da lua recortada no céu, o movimento perpétuo dos astros. Os passeios à beira da falésia, a respiração dos montes, o recolhimento entre as paredes brancas de um mosteiro com claustro de pedra antiga. As causas e as coisas. As pessoas, sempre as pessoas. Os olhares e os gestos. E um tempo que tem outro tempo dentro.
Coisas da vida é uma sucessão de derivas e pensamentos, um (quase) diário de alguém que atravessa os dias com a certeza de que é essencial estar próximo dos outros, criar relações e correr riscos. Laurinda Alves tem palavras de ordem tal como "voluntariado", testemunha a importância dos cuidados paliativos e também de denuncia casos reais alertando para situações de injustiça, dizendo-nos que todos fazemos parte e todos podemos fazer a diferença.
Acompanhamos a vida de Laurinda Alves e a vida dos que a rodeiam e nos ensinam o valor da coragem, às vezes, o peso da dor, mas também a importância dos lugares onde a cabe a esperança.