Como transformar uma microempresa sustentável
Belo Horizonte
2012
COMO TORNAR UMA MICROEMPRESA SUSTENTÁVEL ECONOMICAMENTE: O CASO DA FLOR DE LARANJEIRA
Belo Horizonte
2012
COMO TORNAR UMA MICROEMPRESA SUSTENTÁVEL ECONOMICAMENTE: O CASO DA FLOR DE LARANJEIRA
INTRODUÇÃO
O bom desempenho da economia brasileira na última década, aliado à políticas de crédito, vem impulsionando a criação das micro e pequenas empresas (MPEs) no país e, confirmaram a expressiva participação na estrutura produtiva nacional ,conforme pesquisa realizada pelo SEBRAE/MG, para o quarto trimestre de 2011, os resultados do índice de expectativa para as MPE’s mineiras, indicaram pequenas diferenças entre os setores de atividade econômica: Comércio, Serviços, Indústria e Construção Civil e ao contrário do registrado na última edição, o Comércio apresentou a maior expansão.
Inserida neste contexto, foi inaugurada para o público no dia 08 de Outubro de 2011, a loja Flor de Laranjeira, que se caracteriza por ser uma microempresa que atua no ramo do comércio varejista de artigos de vestuário e acessórios.
A referida loja está situada na Rua Barão de Coromandel, nº450, Barreiro, Belo Horizonte- MG sob o CNPJ:14.308.239/0001-38, Inscrição Estadual: 001841183.00-53 e Razão Social: Bianca de Oliveira Amador em referência ao nome da proprietária.
O investimento inicial da loja contou com o valor de trinta mil reais que foram aplicado na compra de mobiliário e mercadorias para revenda. Quanto ao método utilizado para emprego deste montante, a empreendedora afirma não possuir experiência na área comercial, portanto não houve planejamento financeiro na aplicação do capital.
Conforme declaração da proprietária, atualmente as dúvidas sobre como equilibrar as situações econômica e financeira da empresa se mantém, fato que pode