Como trabalhar cantigas de roda
Série: 2º ano
Sugestão 1
Disponibilizar a leitura e áudio da cantiga “Ciranda Cirandinha” para os alunos.
Ciranda, cirandinha,
Vamos todos cirandar!
Vamos dar a meia volta,
Volta e meia vamos dar.
O Anel que tu me destes
Era vidro e se quebrou;
O amor que tu me tinhas
Era pouco e se acabou,
Por isso ____________
Entre dentro desta roda,
Diga um verso bem bonito,
Diga adeus e vá se embora.
Solicitar para que a criança escreva seu nome na linha acima. Após isso, sugerir para que as crianças cantem com os colegas mudando sempre o nome no final. Depois, leve - as ao pátio ou outro espaço amplo e promova a brincadeira de roda a partir da cantiga, trabalhando a socialização e valores como a amizade, respeito e o espírito de grupo.
Observação: Cantigas de rodas são textos da tradição oral brasileira que são transmitidos oralmente, de geração em geração. É comum haver versões deles. Explique isso aos alunos e permita que eles contribuam, apresentando versões diferentes que conheçam de um mesmo texto.
Objetivo: Com essa proposta pedagógica a criança aprende desde o processo mecânico, ler e escrever, a diferentes linguagens como corporal e musical. Além disso, cantando e brincando as crianças desenvolvem o raciocínio, memória e imaginação. As canções são facilmente memorizáveis, assim a criança participa das situações de leitura e escrita mais facilmente, afinal ela já sabe o que está escrito e pode prestar mais atenção à forma como se escreve.
Sugestão 02
Ouvir a cantiga com as crianças quantas vezes for necessário e solicitar para que elas completem o texto a partir de suas próprias hipóteses sobre o sistema de escrita. Quando terminarem, peça que leiam o que escreveram e escreva as palavras na lousa, a fim de que eles confrontem as duas formas.
Lá em casa tem uma ____________
Lá em ____________tem uma galinha.
A galinha co,
E os pintinhos ____________