Como tornar-se um ativista educacional
SMITH, Corinne, STRICK, Lisa. Como Tornar-se um Ativista Educacional. In: Dificuldades de Aprendizagem de A a Z. Porto Alegre: Artmed. 2001. p. 117-132.
Credenciais do Autor
As autoras Corinne Smith e Lisa Strick escreveram em parceria várias edições do livro sobre dificuldades de aprendizado, que foi traduzido diversos idiomas.
Como Tornar-se um Ativista Educacional
O capítulo do livro destaca a importância de se terem especialistas que entendem as dificuldades de aprendizagem sabem como lidar com tais dificuldades. Dando ênfase à necessidade de ter conhecimento sobre a evolução do programa de educação especial. Neste capítulo as autoras citam o exemplo de uma criança de nove anos de idade que é diagnosticada com deficiência de processamento de linguagem, citando as dificuldades encontradas pelos pais e professores no processo de educação desta criança. Cita ainda, a importância de se identificar as dificuldades de aprendizagem, para que seja seguida uma estratégia de inserção do programa educacional individualizado para o aluno. Dando ênfase à grande importância do acompanhamento dos pais no desenvolvimento desta criança não só no ambiente escolar, mas no ambiente social no qual está inserida.
Conclusões do Autor
As autoras concluem que a partir do diagnóstico correto da dificuldade de aprendizagem da criança, pode-se escolher o melhor método a ser aplicado, além do apoio correto dos pais, que antes do diagnóstico não sabem como agir, pois não sabem por que os filhos não aprendem. Concluem ainda, que os pais por serem mais protetores quando os filhos têm alguma dificuldade de aprendizado, acabam sem perceber fazer um mal a esta criança, pois a torna dependente deles, evitando desta forma, que a criança alcance o êxito sozinha.
Análise Crítica
Percebo neste capítulo a real importância do diagnóstico correto das dificuldades da criança, mas pude verificar ao longo da leitura,