Como surgiu o cartão de crédito
Foi então que MacNamara percebeu que poderia haver uma outra forma de pagamento além das convencionais. Com isso, criou, no mesmo ano, o Diners Club Card, um cartão de papel (o cartão de plástico veio anos depois), com poucas unidades e aceito em apenas alguns restaurantes.
Após o primeiro impulso, o Diners Club Card evolui e também inspirou outras empresas a investirem no modelo de cartão de crédito. Em dois anos, o cartão de crédito Diners Club Card passou a ter validade internacional, chegando a uma rede bem expandida em mais de 50 países em 1960.
Outras empresas que entraram na onda dos cartões de crédito foram o BankAmerican Service Corporation que em 1966 criou o BankAmericard. Este cartão mais tarde, originou a famosa bandeira Visa, talvez, a maior do mundo. A American Express também se espelhou no modelo Diners Club e criou seu cartão aceiro em hotéis e restaurantes. Nesta mesma época, também surgiu a MasterCard.
Depois deste primeiro fôlego e com a concorrência acirrada, as empresas começaram a inovar em modelos e tecnologia. Hoje é possível ter diversas opções de cartões de crédito em diversas modalidades.
Quem diria que o cartão de crédito, uma das formas mais práticas e seguras de se fazer uma compra surgiu do esquecimento de uma carteira.