Como surgiu a teoria de que o ouro veio do espaço?
Cientistas chegaram à hipótese de que o metal teria chegado ao planeta por meio de uma chuva de meteoritos
Foto: BBCBrasil.com
Mas eles se enganaram. O ouro, um metal relativamente macio, não foi páreo para o ferro dos espanhóis. Ainda assim, os povos nativos das Américas teriam hoje razões de sobra para se orgulhar do que acreditavam.
A teoria de que o ouro veio do espaço ganhou aceitação nas últimas décadas pela maioria dos cientistas que buscava explicação para a abundância do metal no planeta. Atualmente, há apenas 1,3 gramas de ouro por 1 mil toneladas de outros materiais na crosta terrestre (a casca rochosa do planeta, que tem cerca de 40 quilômetros de espessura), mas essa proporção ainda é alta considerando os padrões de formação da Terra.
Há dezenas de milhões de anos, a maior parte do ferro encontrado na superfície do planeta afundou da camada externa, conhecida como manto, para o núcleo da Terra. Ali, o ouro teria se misturado ao ferro e afundado junto com ele. Matthias Willbold, geólogo da Imperial College de Londres, compara o processo a gotas de vinagre no fundo de um prato repleto de azeite de oliva.
Meteoritos
Mas a explicação não foi o suficiente para calar os mais céticos. Os cientistas precisavam de uma resposta para explicar a abundância do ouro. Eles chegaram, então, à hipótese de que o metal teria chegado ao planeta por meio de uma chuva de meteoritos.
publicidade
"A teoria é de que, depois do núcleo formado, houve uma chuva de meteoritos que atingiu a Terra", diz Willbold. "Esses meteoritos continham uma quantidade de ouro considerável que preencheu o manto da Terra e a crosta continental."
Ouro teria chegado à Terra por meio de