cultura de massa
Cultura de massa (também chamada de cultura popular ou cultura pop) é o total de ideias, perspectivas, atitudes, imagens e outros fenômenos que são julgados como preferidos por um consenso informal contendo o “MAISTREM” de uma dada cultura, especialmente a cultura ocidental do começo da metade do século XX e o emergente “MAISTREM” global do final do século XX e começo do século XXI.
Fortemente influenciada pela mídia de massa, essa coleção de ideias permeia o cotidiano da sociedade em contraste, o folclore se refere a um cenário cultural de sociedade mais local ou pré-industrial.
A cultura popular é frequentemente vista como trivial e simplificada para que se possa encontrar uma aceitação consensual através do contexto maior. Como resultado, ela tem fonte criticismo de várias subculturas (mais notavelmente grupos religiosos e contra culturais que acreditam-na superficial consumida, sensacionalista e corrupta.
O termo “Cultura popular” surgiu no século XIX em uso original para se referir à educação e cultura das classes mais baixas. O termo começou a assumir o significado de uma cultura de classes mais baixas separado e se opondo à “Verdadeira Educação” próximo do final do século, um uso que se tornou estabelecido no período de entreguerras. O significado corrente do termo, cultura pra o consumo de massa originou-se especialmente nos Estados Unidos estabelecendo-se ao final da segunda guerra mundial. A forma abreviada “POP CULTURE” dada na década de 1960.
Cultura de massa e capitalismo (16/10/2014)
Como consequência das tecnologias surgidas no século XIX, a cultura de massa desenvolveu-se ofuscando outros tipos de cultura e alternativas a ela. A chegada da cultura de massa acaba submetendo as demais expressões culturais a um projeto comum e homogêneo, ou pelo menos pretende essa submissão. Por ser produto de uma articulação de porte internacional (e mais tarde, global), a cultura de massa esteve sempre ligada ao poder econômico