Como surgiu a lingua portuguesa
A origem da língua portuguesa está ligada ao latim – língua falada pelo povo romano, que se situava no pequeno estado da Península Itálica, o Lácio. A transformação do latim em língua portuguesa se deu por conseqüência de conflitos e transformações político-histórico-geográficas desse povo. Isso aconteceu por volta do século III a.C., quando os romanos ocuparam a Península Ibérica através de conquistas militares e impuseram aos vencidos seus hábitos, suas instituições, seus padrões de vida e, principalmente, sua língua, que reflete a cultura.O primeiro texto escrito em língua galaico-portuguesa foi escrito no século XII. Se chama “Cantiga da Ribeirinha”, do poeta Paio Soares de Taveirós que o escreveu para sua amada Maria Ribeira. “Os versos narram a história de um amor não correspondido, em galego, versão portuguesa de um dialeto de transição entre o latim e o espanhol”.Na época, a Galícia (hoje Espanha), região próxima a Portugal, era um centro irradiador de cultura – por isso o idioma sofreu influências do galego.O texto foi criado durante a época do trovadorismo o primeiro gênero da literatura lusitana: versos declamados por trovadores, geralmente acompanhados de música. Eles subdividiam-se em três tipos: cantigas de amigo, de amor ou de escárnio e mal-dizer.
As poesias dessa época (poesias trovadorescas) estão reunidas em três Cancioneiros (Livros de canções): Cancioneiro da Ajuda, Cancioneiro da Vaticana e Cancioneiro da Biblioteca Nacional de Lisboa (Colocci-Brancuti).
O mais antigo documento em língua portuguesa – e não em galego – é o “Auto de Partilhas”, de 1192. Trata-se de um acerto de divisão de terras recebidas por herança, hoje guardado no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, em Lisboa, Portugal.