Como surgiu a Filosofia
1. Como surgiu a filosofia? Quais as diferenças entre o pensamento filosófico e o Mito?
Originou-se da necessidade de ordenar o mundo, de organizar o conhecimento, fazendo as modificações necessárias para entender tal conhecimento, entender a existência e o funcionamento das coisas.
O mito é uma narrativa dos acontecimentos, ele se preocupa em desvendar a origem das coisas, sem se importar com as contradições, buscando narrar como as coisas eram e são.
Já o pensamento filosófico busca entender o porquê das coisas serem como são, explicando o surgimento e caracterizando as coisas, exigindo sempre explicação coerente e lógica de tal acontecimento, para ela a razão é sempre a mesma para todos.
2. Quais as teses que explicam o surgimento da filosofia, na Grécia? Qual delas é mais aceitável?
A Sabedoria Oriental e o Milagre Grego.
O Milagre Grego é a mais aceitável, pois através dela que se conseguiu mudar o mundo, fazendo com que, abandonasse os conhecimentos e buscasse explicações para o surgimento das coisas, desta forma, ampliando o conhecimento do homem e fazendo com que, aceitasse a troca de ideias, as opiniões e as mudanças necessárias para o bem de todos.
3. Quais os fatores históricos que influenciaram o surgimento da filosofia?
Com as viagens marítimas eles passaram a ver o mundo de forma diferente, como com o calendário, que lhes proporcionou uma melhor capacidade de abstração e entendimento do tempo, com a moeda passaram a compreender o valor das coisas, com o surgimento da vida urbana obtiveram a diminuição do prestígio aristocrata e desenvolveram novas técnicas de comércio, aprenderam a transcrever suas ideias e pensamentos em relação as coisas e as pessoas através da escrita alfabética, por fim com a invenção política puderam transmitir suas ideias, opiniões, compartilhar e expor os motivos ao qual deveria ou não