Como surgiram as corporações de ofício?
Existem vários tipos de sociedade cujo ser humano pode participar:
Grupos
A sociedade familiar; A sociedade religiosa; A sociedade de ensino; A sociedade esportiva;
Dentre outras. Cada uma com suas próprias regras.
O Direito Empresarial é o ramo do Direito Privado que regula as relações sociais empresariais. Ramo este que vamos começar a estudar agora.
A passagem da Idade média para a Idade Moderna, foi marcada pelo declínio da atividade econômica agrária e pelo apogeu da atividade comercial.
O comércio passou a ser desenvolvido por famílias tradicionais burguesas que confeccionavam botas, bolsas, cintos, tapetes e demais objetos para serem vendidos nas grandes feiras dos vilarejos e cidades européias. Objetivando a reserva de mercado, a burguesia criou as “Corporações de ofício”, instituições regradoras dessa atividade econômica.
O Direito Comercial nasce com as Corporações de Ofício e suas normas e costumes comerciais.
Com a centralização dos Estados europeus, com o fim das Corporações de Ofício devido a democratização desencadeada pela Revolução Francesa, e após a criação do primeiro código comercial do mundo, (o Código Comercial Frances de Napoleão Bonaparte), os Estados passam a regrar as relações comerciais. Nessa fase, qualquer pessoa que praticasse atos comerciais, ou seja, interposição na troca de mercadoria objetivando lucro, sería considerado comerciante.
Com a criação de outras atividades econômicas diferentes do comércio, como:
A evolução das atividades econômicas
a prestação de serviço; a indústria de maneira organizada; a atividade bancária; o mercado financeiro; as atividades de seguro; agronegócio; entre outras.
Os Estados perceberam a necessidade de se criar um ramo do Direito capaz de regrar e abarcar