INDUSTRIALIZAÇÃO
A partir do processo de crescimento industrial, houve um período de adaptação, onde as organizações anteriores entraram em choque com as necessidades da industrialização. Ocorreu um período de amadurecimento das novas estruturas industriais, que foi chamado de primeira revolução industrial. A maturidade ocorreu com a segunda revolução industrial.
Durante a primeira revolução industrial, os trabalhadores encontraram mudanças significativas no processo de produção. Em primeiro lugar, eles trabalhavam para outro, que possuía a propriedade dos meios de produção; em segundo, as relações que existiam no interior da indústria eram diferentes das que existiam fora dela. Essa mudança cultural no significado de trabalhar causou muitos problemas no interior das indústrias no inicio da revolução industrial.
Com o tempo, foram surgindo propostas para se adequar a organização industrial as novas necessidades de produção, e juntamente com isso foi crescendo a resistência dos operários a nova cultura que surgia no interior das fabricas, que era baseada na disciplina.
No século XIX, surgiram teorias que tinham como objetivo aumentar o controle e a submissão do ser humano. A busca da eliminação desse fator foi o cerne da teoria da administração cientifica de Taylor.
Organizações Econômicas Pré-industriais
Antes da revolução industrial, existiam organizações econômicas que eram constituídas por estruturas que pertenceram às indústrias. As mais importantes foram as guildas ou corporações de ofícios, as manufaturas e as grandes co
Clique e veja o trabalho completo
Cadastre-se
mpanhias de comércio.
As corporações de oficio
As corporações de oficio surgiram na Europa, a partir do século XII, durante a idade media.