como ser um bom pai
“Pais, não irritem seus filhos, para que eles não fiquem desanimados.” — Colossenses 3:21, Bíblia Pastoral.
O QUE um pai pode fazer para não irritar seus filhos? É vital que ele reconheça a importância de seu papel como pai. “A paternidade se tornou um fenômeno complexo e ímpar com enormes conseqüências para o crescimento emocional e intelectual dos filhos”, diz uma revista sobre saúde mental.
Qual é o papel do pai? Muitas famílias acham que a função principal do pai é aplicar disciplina. Muitas mães dizem a um filho que se comporta mal: ‘Você vai ver quando seu pai chegar em casa!’ Com certeza, os filhos precisam de disciplina equilibrada e de uma certa medida de firmeza para se tornarem adultos bem-ajustados. Mas ser um bom pai envolve muito mais.
Infelizmente, nem todo pai teve um bom exemplo para imitar. Alguns homens foram criados sem pai. Outros que foram criados por um pai rígido e frio talvez tenham a tendência de tratar seus filhos da mesma maneira. Como um pai nessa situação pode quebrar esse ciclo e ser um pai melhor?
Existe uma fonte de conselhos práticos e confiáveis sobre como ser um bom pai. A Bíblia contém as melhores orientações a respeito da vida familiar. O que ela diz não é mera teoria, e seus conselhos nunca nos prejudicam. Suas orientações refletem a sabedoria de seu Autor, Jeová Deus, que é o Originador da família. (Efésios 3:14, 15) Se você é pai, é bom analisar o que a Bíblia diz sobre o que está envolvido em assumir esse papel.*
Ser um bom pai é importante não só para o bem-estar emocional e físico de seus filhos, mas também para o bem-estar espiritual deles. O filho que tem um relacionamento bem achegado e afetuoso com o pai talvez ache mais fácil desenvolver uma relação achegada com Deus. Afinal, a Bíblia mostra que, em certo sentido, Jeová, o nosso Criador, é um Pai para nós. (Isaías 64:8) Vejamos agora seis coisas que os filhos precisam de seu pai. Em cada caso, examinaremos como a aplicação de princípios