UM BOM LIDER DEVE SER COMO UM BOM PAI
Resumo
Com o passar dos tempos conseguimos observar algumas mudanças nas organizações, assim como a introdução da mulher no mercado de trabalho. Uma crescente participação feminina pela queda da participação dos homens em setores específicos da economia, dando origem a uma nova visão, valores, idéias e comportamentos.
Introdução
Diante de um mercado cada vez mais competitivo e globalizado onde as organizações passam por mudanças, podemos observar que a mulher vem assumindo posição de destaque. Não somente com cargos de chefia, mas também com seu destaque em números dentro das organizações.
A partir da década de 70 quando as mulheres foram conquistando um espaço maior no mercado de trabalho, ajudando no orçamento familiar, consumo ativo de bens destinados ao seu gênero específico, passaram a conseguir transpor barreiras do papel de ser apenas esposa, mãe e dona do lar.
Apostando em valores femininos, como a capacidade de trabalho em equipe contra o antigo individualismo, a persuasão em oposição ao autoritarismo, a cooperação no lugar da competição.
As mulheres ocupam diversos postos, no topo de grandes empresas, em organizações. Não há duvidas de que nos últimos anos a mulher esta cada vez mais presente.
É importante ressaltar que a inserção da mulher mercado de trabalho nem sempre é visto com bons olhos. Ao longo desses anos, ela vem sofrendo elevado grau de discriminação, não só no que diz respeito a qualidade das ocupações, mas também na desigualdade salarial entre homens e mulheres.
História
No início nos século XIX, com a consolidação do sistema capitalista, inúmeras mudanças ocorreram na produção e na organização do trabalho feminino. Com o desenvolvimento tecnológico e o intenso crescimento das máquinas, boa parte da mão-de-obra feminina foi transferida para as fábricas.
Desde então, algumas leis passaram a beneficiar as mulheres. Ficou estabelecido na Constituição de 32 “sem distinção de sexo, a todo