como se destacar em uma peneira
1- Futebol é um esporte COLETIVO: A primeira dica sempre é essa. Não adianta você querer chegar na peneira e achar que vai driblar todo mundo, fazer o gol e ser selecionado. Isso não prova sua aptidão para modalidade, que é coletiva, complexa, composta por inúmeros elementos além do drible e da finalização. Ou seja, acalme-se e jogue o jogo, faça-o com naturalidade e não seja fominha achando que está agradando. Acompanhe as outras dicas para saber melhor o que fazer.
2- Capricho na técnica do jogo: É fundamental que o candidato demonstre domínio sobre os gestos técnicos do futebol. Ou seja, no momento em que participar dos treinamentos/testes deve-se realizar com plenitude e preservar as características ideais, um bom passe, cabeceio, drible, domínio, chute a gol, cruzamentos e etc.
3- Variabilidade Sempre: Além de apresentar um bom repertório de gestos técnicos (item 2), o futuro atleta deve tentar fazer uma ampla variação de cada um deles. Por exemplo, realizar passes com todas as partes dos pés (chapa, peito, trivela, calcanhar), chutes das mais variadas formas (peito, chapa, bico, trivela e etc).
4- Você conhece o Futebol? Táticas de jogo: É importante que o candidato conheça os sistemas de jogo (ex: 4-4-2,3-5-2, 4-3-3, 4-3-2-1..), a função de cada posição e como as posições se relacionam entre si. Isso facilita na hora de receber instruções dos avaliadores e causa uma boa impressão a eles.
5- Está perdido em campo? Posicionamento e jogo sem bola: Um dos itens mais decisivos é o posicionamento do atleta em campo, isso porque é um dos elementos do jogo mais complexos além de ser relativamente difícil de ensinar posteriormente. Isso inclui noções de cobertura, trocas, antecipações, interceptações, recomposições e posicionamento defensivo para os defensores (laterais, zagueiros e volantes) e trocas, ultrapassagens, projeções, posicionamento ofensivo para os atacantes (volantes, meias, laterais, atacantes). Você não