Como redigir relatório
NÚMERO 15
Redigindo relatórios
2006
É PRECISO SABER DO QUE SE TRATA
Quando se deve encaminhar a alguém um relatório sobre determinado assunto ou ação, faz-se necessário, antes de dispor de informações técnicas, saber como organizá-lo.
Relatório é um documento que se elabora com a finalidade de reportar ou detalhar informações obtidas de fatos vivenciados, ouvidos ou observados ou discriminar, historiando, a execução de um trabalho ou experiência.
Trata-se de uma reportagem objetiva de fatos, seguida de sua rigorosa análise, a fim de oferecer condições para tomada de decisão, a alguém.
AS FASES DO RELATÓRIO
As fases que se recomenda cumprir na elaboração deste documento são: planejamento, coleta e organização de material, redação e revisão.
No planejamento definem-se o tipo e a finalidade do trabalho quanto ao conteúdo (o quê relatar), o destinatário (a quem relatar) e o objetivo (por que relatar).
Na segunda fase coletam-se as informações que devem ser ordenadas, armazenadas e, finalmente, escolhidas para ser relatadas. O passo seguinte é redigir o documento obedecendo a características técnicas, critérios de clareza, correção, coerência, objetividade e ordenação lógica, requisitos básicos de uma boa redação.
A etapa final é a revisão crítica do relatório, considerando-se a redação, seqüência de informações e apresentação do documento.
OS TIPOS DE RELATÓRIO SÃO VÁRIOS
Podem ser técnico-científicos, de reportagem de eventos, de estágios, de visita para observação técnica, administrativoordinário ou de acompanhamento de trabalhos. No entanto, qualquer que seja o tipo, há características comuns entre eles.
Um relatório, a exemplo da monografia, deve conter elementos pré-textuais, texto propriamente dito e elementos póstextuais, que são:
Elementos pré-textuais
O primeiro deles é a capa, com a identificação da entidade que prepara o relatório, mesmo que seja a própria entidade em que se trabalha,