como realizar um ECG
2
Peça ao paciente para deitar-se de costas. Exponha o peito em seções enquanto aplica os eletrodos.
3
Coloque os eletrodos dos braços direito e esquerdo em qualquer lugar nos braços, entre o ombro e o pulso. Certifique-se de que eles fiquem longe de quaisquer proeminências ósseas. Limpe a pele e aplique gel de contato, se necessário, conforme você aplicar cada eletrodo.
4
Aplique os eletrodos na perna da mesma forma.
5
Localize a clavícula direita do paciente, coloque dois dedos logo abaixo dela e acima do topo da costela. Faça uma contagem decrescente até o quarto espaço intercostal e coloque um eletrodo ali. Essa é a derivação V1.
6
Vá para o lado esquerdo do peito, encontre o mesmo local e coloque um eletrodo. Essa é a derivação V2.
7
Fique do lado esquerdo, conte mais um espaço intercostal, passe para a linha hemiclavicular e coloque um eletrodo. Essa é a derivação V4.
8
Desenhe uma linha mental entre a V2 e a V4. Encontre um local na linha que não esteja diretamente sobre a costela e coloque um eletrodo lá. Essa é a V3 (a V3 é colocada depois da V4).
9
Peça que o paciente levante o braço esquerdo, encontre o centro da axila e desenhe uma linha mental para baixo no nível de V4. Coloque um eletrodo V6 nessa posição.
10
Desenhe uma linha mental entre a V4 e aV6. Coloque um eletrodo entre elas nessa linha, mas não diretamente sobre uma costela. Essa é a V5 (você colocará a V6 antes da V5).
11
Conecte cada um dos eletrodos no fio correto da máquina de eletrocardiograma.
12
Utilize o eletrocardiograma. Salve os resultados no computador ou dobre a tira de papel.
13
Desconecte os fios, retire os eletrodos e limpe a pele para retirar qualquer gel ou adesivo restantes. Prepare os resultados para o médico ler e