Como projetar em Clima Frio (Subtropical)
ARQUITETURA E URBANISMO
CLIMA FRIO (SUBTROPICAL)
BRASÍLIA – DF
07 DE NOVEMBRO 2013
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
ARQUITETURA E URBANISMO
Clima Subtropical
Professora Ludmila
Curso: Arquitetura e Urbanismo
Disciplina: Conforto Ambiental
Período: 4º semestre
1.0 ARQUITETURA VERNACULAR A arquitetura vernacular e todo o tipo de arquitetura em que se empregam materiais e recursos do próprio ambiente em que a edificação é construída. O clima influencia no tipo de construção a ser utilizado, desse modo, ela apresentam identidade local ou regional.
2.0 CLIMA FRIO E SUAS CARACTERÍSTICAS
O Clima Subtropical é característico das áreas geográficas a sul do Trópico de Capricórnio e á norte do Trópico de Câncer com temperaturas médias anuais nunca superiores a 20 °C e em que a temperatura mínima do mês mais frio nunca é menor que 0 °C.
O Clima Subtropical é o clima das latitudes abaixo do Trópico de Capricórnio: a chamada zona Subtropical ou Subtrópico, no Brasil, abrange o sul do estado de São Paulo e a região metropolitana de São Paulo, a maior parte do Paraná (com exceção do norte), Santa Catarina, Rio Grande do Sul – a única a única a apresentar um clima não-tropical e Vale do Ribeira, no extremo sul de Mato Grosso do Sul. Apesar de estar localizado na faixa de luminosidade temperada, não apresenta várias características do clima temperado. É influenciado pela massa polar atlântica, que determina temperatura média de 18°C e amplitude anual elevada para padrões brasileiros, de cerca de 10 °C. Radiação solar escassa, ventos desagradáveis vindos dos Pólos. Os Ventos também afetam as temperaturas. No verão, sopram os Ventos Alísios vindos do Sudeste, que por serem quentes e úmidos, provocam altas temperaturas, seguidas de fortes chuvas. No inverno, as frentes frias, que são geralmente seguidas de massas de ar vindas do Pólo sul, causam resfriamentos e