como previnir a seca - hidrologia
KEVIN LAVINSKY
ITABUNA- BA
2014
A SECA PODE ATINGE A TODOS.
O semi-árido brasileiiro abrange 1.133 municípios, com uma área de 969.589,4 km², correspondendo a quase 90% da região Nordeste e mais a região sententrional de Minas Gerais. Com uma população de mais de 21 milhões de pessoas (11% da população brasileira).
Temos como ajuda modelos para prevenir a sofrencia com a seca, a cacimba é uma delas, um poço artesanal para o armazenamento de águas, podem ser enxidas e guardadas para ocasiões de falta de água, e serem ultilizadas para banho, alimentos e lavar louças.
Outra forma de ajuda é a barragem subterrânea, uma alternativa de captação e armazenamento de água da chuva no interior do solo, ela é instalada onde ocorre o maior volume de água no momento da chuva, ajuda na economia da água que vem da rua, pode ser ultilizada para lavar quintais, banheiros, carros, encher piscina e assim ajuda na economia da proprio planeta. Ela também permite o produtor cultivar com sucesso plantios tradicionais de grãos (milho, feijão) mas, tambem, produzir frutas como manga, goiaba, acerol, lima, dentre outras.
Os sistemas adutores são estruturas que possibilitam o armazenamento das águas represadas em barragens ou açudes. Eles são constituidos de captações de águas, canais de escoamentos e estações elevatórias que levam as águas brutas das barragens até as estamções de tratamento de água, onde são preparadas para o abastecimento urbano propriamente dito, o meio mais eficaz e ultizado, porém, não suficiente para a economia e precaução da seca.
Entretanto, esses são um dos sistemas que visão vários beneficios, tanto sanitários e sociais, melhorias na saúde e nas condições de vida, a diminuição de mortalidade em geral, logo, o aumento da esperança de vida da população, a diminuição da incidência de doenças relacionadas a água.
REFERÊNCIA