Como podemos nos integramos a sociedade
Através de um processo chamado de socialização, aonde vamos, aos poucos, incorporando (assimilando) os hábitos e costumes que já existem, na maioria das vezes, antes mesmo da nossa existência.
que você acha de obedecer regras, de cumprir ordens, de seguir caminhos que já foram preestabelecidos para você? É provável que você e muitos de seus colegas digam que não gostam de obedecer a regras, e alguns cheguem mesmo a afirmar com uma pontinha de orgulho que só fazem aquilo que gostam ou que têm vontade... Pois saibam que não é bem assim que as coisas acontecem. Mesmo que você se considere um rebelde, você está muito mais dentro da ordem que imagina, principalmente se você é um aluno devidamente matriculado no Ensino Médio, e está lendo este texto na escola ou em sua casa. Por que estamos falando disso? Para dizer que vivemos numa sociedade totalmente institucionalizada, ou seja, vivemos “imersos” em instituições sociais, portanto, somos continuamente levados a realizar coisas que não escolhemos, e na maioria das vezes as realizamos “naturalmente”, sem questionar de onde e de quem partiu aquela idéia ou aquela ordem. Todo o nosso pensamento e nossa ação foram aprendidos e continuam constantemente sendo construídos no decorrer de nossa vida. Muito do que fazemos foi pensado e estabelecido por pessoas que nem existem mais. Desde o momento de nosso nascimento até a nossa morte estamos sempre atendendo às várias expectativas dos vários grupos que participamos.
O que é socialização? É o processo social global pelo qual o individuo se integra ao grupo que nasceu, assimilando o conjunto de hábitos e costumes característicos do seu grupo social. A socialização é o ato de transmitir, de inculcar na mente do individuo os padrões culturais da sociedade, no qual o indivíduo, naturalmente social, torna-se sociável. A socialização se apresenta de duas formas em qualquer sociedade: Aspecto uno - Toda a sociedade