Como passar em concurso
Mais do que uma profissão, ser professor é ser pai, mãe, amigo... O sentimento de afeto é algo inato no ser humano. Mas ele precisa ser desenvolvido desde os primeiros anos de vida do indivíduo. E essa foi a nossa preocupação: como desenvolver a afetividade na criança, como lidar com possíveis problemas ou situações que ocorrem no cotidiano das instituições de educação infantil?
Portanto apresentamos o resultado de uma ampla pesquisa, onde encontram-se questões bastante próximas às situações que qualquer educador enfrenta dentro da sua sala de aula, e, o mais importante, sugestões de maneiras como solucionar tais dificuldades.
O resultado de nossa pesquisa também deixa clara que a teoria sobre o presente assunto é facilmente colocada em prática e acaba por converter em bons resultados.
2. PROBLEMATIZAÇÃO
2.1 Relações afetivas
Os vínculos afetivos fazem parte do desenvolvimento do ser humano. Na instituição de educação infantil, o ambiente precisa ser saudável e incentivar a auto - estima das crianças.
Isto ajuda o fortalecimento da autonomia. O educador deve acolher cada criança de forma individual e afetiva, o que é um desafio permanente, principalmente quando se trata de maternal. É preciso ter em mente que o cuidado com cada aluno deve estar integrado ao cuidado com a turma. O educador não deve impedir os impulsos de ação das crianças por medo de que ela se machuque. Ao contrário, deve oferecer oportunidades diárias de exercícios ao ar livre, em brinquedos como o escorregador e gangorra, sempre dando aos alunos materiais com diferentes desafios.
É importante ,também, desmontar os berços o mais cedo possível, substituindos por colchonetes e almofadas. Além disto, mesmo para os bebês, deve se dividir a sala de aula em vários cantos organizados com materiais diversos. Estes dois cuidados dão liberdade de ação às crianças e lhes oferecem a chance da interação com seus companheiros, dois dos principais objetivos da educação infantil. O