Como Os Portadores De Vis O Subnormal Enxergam Usualmente Letras E Objetos Grandes
Auxílios ópticos para longe:
Os auxílios ópticos para melhorar a visão à distância são:
1) Óculos: Devem ser sempre o primeiro auxílio a ser prescrito pois são mais simples, possibilitam campo visual maior e deixam as mãos livres. Portanto, deve-se sempre prescrever a refração que o paciente possue, principalmente se forem graus elevados.
2) Lentes de contato: São muito úteis, principalmente nas altas ametropias, no ceratocone, na Anirida, no nistagno e quando há necessidade de adicionar outros auxílios ópticos.
3) Telesistemas ou sistemas telescópicos: São sistemas ópticos constituídos de duas lentes separadas entre si por uma distância focal. Existem dois tipos de telescópios: tipo Galileu e tipo Kepler.
- Tipo Galileu: constituído de uma lente positiva (que é a objetiva) e uma lente negativa (ocular) Dão imagem real e direta e são muito usados em visão subnormal. Em geral são prescritos para uso monocular.
- Tipo Kepler ou Prismáticos: constituídos de duas lentes convergentes (lentes positivas) e um sistema de prismas para inverter a imagem. Possuem maiores aumentos e são de uso binocular.
Os telesistemas possuem algumas características, tais como:
- Foco fixo ou ajustável (para visualizar em maiores ou menores distâncias)
- Adaptação: - monocular (quando há grande diferença de visão) - binocular (quando a visão é semelhante nos dois olhos)
- Vantagem: é o único auxílio que realmente melhora a visão para grandes distâncias e para visão intermediária
- Aumentos: variáveis desde 1.8 a 12X
- Uso: -manual : uso