Como Organizar Relatorio Cientifico V2
Autor: Prof. Dr. Alberto Lozéa Feijó Soares
Co-autor: Prof. MSc. Cláudio Márcio R. Magalhães
Baseado no trabalho original do Prof. Paulo Lopes
V-2.0
20 de Abril de 2014
1
Como organizar um relatório científico
1. O que é e qual o objetivo de um relatório científico?
A função principal de um relatório científico é descrever como um experimento ou procedimento científico é conduzido e comprovar se uma ou mais leis físicas ou matemáticas quaisquer são verdadeiras. O relatório deve ser escrito de uma maneira que, uma pessoa leiga no assunto, seja capaz de reproduzir e obter as mesmas conclusões que o autor original do experimento ou procedimento.
O relatório deve ser escrito com uma linguagem técnico-científica [1], nunca coloquial [2], de maneira organizada e coerente com início, meio e fim, como em uma redação. Um relatório científico deve sempre conter uma conclusão, mesmo que o experimento não tenha dado certo. Se esse for o caso, a conclusão deve descrever os prováveis motivos da falha do experimento.
2. Organização de um relatório
Um relatório deve descrever de forma detalhada, clara e objetiva a realização e conclusão de um experimento ou projeto. Apenas os dados relevantes para compreensão dos resultados devem ser descritos ou citados. A clareza e a objetividade têm, por finalidade, uma leitura prática e rápida sem perdas de informações.
Os relatórios devem conter de 20 a 30 páginas bem distribuídas em itens indispensáveis. Claro que o número de páginas depende da complexidade do relatório e do assunto abordado e portanto não há um limite pré-estipulado para isso. Usualmente, para às disciplinas dos Cursos de Engenharia e Ciências Exatas, o relatório científico deve conter os seguintes itens:
a. Capa padrão ABNT contendo: título do experimento, data de realização, identificação dos discentes e identificação dos alunos ou aluno e curso;
b. Folha de rosto;
c. Dedicatória;
d. Agradecimentos;
e. Epígrafe;
f. Resumo em