Como organizar as ideias
Parte 1
Todos sabemos que, em todo trabalho a ser feito, um planejamento é necessário. O arquiteto faz a planta antes de construir sua obra. O comerciante planeja sua estratégia de vendas. O governante planeja como investir os recursos públicos. O atleta planeja estratégias para vencer o oponente. A família pobre define as prioridades para que não falte o essencial. Também devemos, portanto, planejar , refletir, avaliar o que pretendemos comunicar.
Sem planejamento, corremos o risco de nos perder sem nos aprofundar em nenhum aspecto e podemos acabar por fazer um trabalho superficial.
Refletindo acerca da previsão do que se vai anunciar, observam-se pontos que precisam ser definidos logo no início, outros que devem aparecer no corpo da exposição e alguma coisa, finalmente, deve ser dita para concluir. Tudo estará harmônico e perfeito se houver introdução, desenvolvimento do corpo do assunto e conclusão.
Antes de tudo, convencer-se da necessidade de dizer o que se vai expor. Em primeiro lugar, anunciar o assunto. É a introdução; O seu papel é apresentar o tema.
Uma vez prometido, desenvolver o tema por partes. A reflexão inicial forneceu os aspectos principais e, ao se firmar neles, deve-se construir as partes da comunicação.
Por último, que haja a preocupação em deixar alguma coisa de tudo o que se disse. Saber marcar. Resumir em poucas palavras, em urn só traço. É a conclusão.
Exemplo: Tema – Cidade grande ou pequena?
Título (pode-se manter a pergunta ou sugerir sua preferência)
Introdução – apresentar no 1º parágrafo o tema mantendo a pergunta ou sugerindo sua preferência.
Desenvolvimento 1- Apresente no 2º parágrafo os aspectos positivos relativos à sua escolha, comece pelos mais evidentes: se prefere cidade grande, frise suas qualidades.
Desenvolvimento 2- Apresente no 3º parágrafo os aspectos negativos, lembrando, logo a seguir, os demais aspectos positivos, os menos evidentes, de tal forma a desviar