como organizar as ideias
Pensando nessa necessidade, o livro Como ordenar idéias, de Boaventura, traz orientações práticas para a organização das ideias de um texto de modo a construí-lo de forma coerente e bem-estruturada.
Composta por 59 páginas e dividida em sete capítulos, a obra é introduzida de modo a salientar a importância de planejar, projetar, esquematizar e seguir o roteiro. No segundo capítulo, o autor apresenta os aspectos relacionados à introdução do texto. Segundo ele, cabe a essa parte despertar o interesse do leitor, abordando as ideias centrais de modo superficial, pois essas serão pormenorizadas na próxima fase.
O terceiro capítulo orienta a maneira como o tema deve ser desenvolvido. Cada ideia deve ser exibida de cada vez, ou seja, dividida, o que facilita a exposição e o consequente entendimento. Pode-se separar o assunto duas ou no máximo três vezes. A mais recomendável é aquela feita de duas vezes, que possibilita trabalhar com a oposição de ideias. Outra forma de divisão consiste na sucessão de ideias, denominada pelo autor como “progressão”, na qual a primeira ideia complementa a segunda.
No próximo tópico, Boaventura explica como deve ser feita a conclusão do texto. Trata-se do “resumo marcante”. Nessa parte, deve-se condensar o assunto, abordando a ideia central de maneira concatenada e sucinta, levando o leitor a convencer-se dos argumentos e razões apresentados. É importante salientar que, ao fim dos capítulos dois, três e quatro, Boaventura apresenta um modelo que exemplifica a aplicação do conteúdo ensinado.
No Epílogo, o autor conclui seu trabalho.