Como nasceu o Universo?
Curso de Ciência e Tecnologia
Disciplina: Introdução a Engenharia Ambiental
Professora: Simone Paz
Aluno: Alcino Matos de Azevedo Pontes Neto
Referências:
TEIXEIRA, Wilson; TOLEDO, M. Cristina Motta; FAIRCHILD, Thomas Rich; TAIOFI, Fabio. Decifrando a Terra. São Paulo: Oficina de Textos, 2000.
LINEWAVER, Charles; TAMARA, M. Davis. Misconceptions about the Big Bang. Scientific American. 2005.
A idade do universo, com dados coletados pelo satélite Planck, é datada com 13,82 bilhões de anos, com o diâmetro de 93 bilhões de anos-luz ou 8,80 ×1026 metros, e de acordo com a teoria da relatividade, devido à energia escura, que contem uma força inversa à da gravidade, o espaço pode expandir-se tão rápido quanto a velocidade da luz, embora possamos ver somente uma pequena fração do universo devido à limitação imposta pela velocidade da luz. A teoria mais aceita quanto a gênesis do universo é a do Big Bang, Os cosmólogos usam o termo "Big Bang" para se referir à ideia de que o universo estava originalmente muito quente e denso em algum tempo finito no passado e, desde então tem se resfriado ao estado atual e continua em expansão atualmente. A teoria diz que o Universo surgiu de um único ponto ou singularidade onde toda a matéria e energia do universo observável encontravam-se concentrada numa fase densa e extremamente quente chamada Era de Planck. A partir da Era Planck, o Universo vem se expandindo até sua atual forma, possivelmente com curtos períodos (menos que 10^-32 segundos) de inflação cósmica. Diversas medições experimentais independentes apoiam teoricamente tal expansão e a Teoria do Big Bang.
TABELA
TABELA
Com a expansão do espaço, foram surgindo às quatro forças fundamentais da natureza que incluem a força eletromagnética, as forças nucleares forte e fraca (que só tem influencia no interior do núcleo atômico e a força da gravidade. Houve também