femea
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
KATIA RODRIGUES
FMEA- HAZOP
FAZENDA RIO GRANDE 2013
KATIA RODRIGUES
FMEA-HAZOP
Trabalho apresentado à disciplina de segurança no trabalho do curso Técnico em Segurança do Trabalho do Colégio Estadual Dr. Décio Dossi2ºa como requisito parcial à obtenção de nota no 2º semestre.
Professor: Julio
FAZENDA RIO GRANDE
2013
Duas importantes ferramentas para ser utilizada na Segurança do Trabalho.
FMEA:
Esta técnica permite analisar como podem ocorrer as falhas de um equipamento ou sistema, estimando as taxas de falha, determinar os efeitos recorrentes e estabelecer mudanças para aumentar sua confiabilidade operacional de modo adequado e seguro. FMEA é uma abreviação do nome inglês, "Fail Mode & Effect Analysis" ou AMFE ( Análise de Modos de Falhas e Efeitos) e deve ser aplicada para sistemas ou falhas simples.
HAZOP:
Esta técnica é utilizada quando precisamos estudar as possíveis maneiras de ocorrências de perigos e problemas operacionais através da utilização de grupos de trabalho. HAZOP é uma abreviação do nome inglês, "Hazard and Operability Study". Os principais objetivos são identificar todos os desvios operacionais possíveis do processo e também identificar todos os perigos e/ou riscos associados a esses desvios operacionais.
O estudo de operabilidade e riscos (HazOp) é uma metodologia de Análise de Riscos que foi desenvolvida para identificar riscos e problemas operacionais em plantas de processos industriais, os quais, apesar de aparentemente não apresentarem riscos imediatos, podem comprometer a produtividade e a segurança da planta. Apesar de ter sido desenvolvido originalmente para análise qualitativa de riscos e problemas operacionais principalmente quando da utilização de novas tecnologias, onde o conhecimento sobre a