como montar uma impressora
Como funciona impressora:
Assim que você clica no botão imprimir, as informações contidas no arquivo word ou powerpoint, por exemplo, são enviadas para o software da impressora. É o processador da impressora que termina o processo de tranformar o arquivo que está no computador em um código entendido pelo chip dos cartuchos de tinta. Sem essa conversa entre os dois, fica impossível imprimir alguma coisa. Mas aí a dúvida é: "como as figuras são reproduzidas sem erro algum, exatamente da maneira que está no arquivo que mandei imprimir?". Bom, essa é a tarefa dos pequenos e precisos motores.
"Existe um algorítimo que faz o posicionamento exato de cada gota na posição certa. Quando você compõe uma letra ou uma foto, existe um posicionamento específico para cada gota. Então o posicionamento da tinta no papel é sempre fundamental para qualidade de impressão", afirma Sérgio Shimura, egenheiro de produtos da HP.
A tinta armazenada sai por micro furos quase invisíveis a olho nú. Nos cartuchos pretos por exemplo, são 600 pequenos pontos por onde a tinta é despejada com precisão milimétrica. Cada gota de tinta enviada para o papel tem apenas 5 picolitros, como é chamado tecnicamente. Para você ter uma idéia de como essa quantidade de tinta é pequena, a gente ia precisar de um trilhão de picolitros para encher uma garrafa de um litro! E além disso, na nossa impressora a tinta ainda é aquecida!
"É como se fosse uma fervura mesmo ele esquenta muito aquela região na câmara. É um processo de ebulição mesmo, ele cria um vapor e ele expulsa o resto da tinta da câmara", conta Shimura
Com apenas 5 ml de tinta preta, é possível imprimir mais ou menos 200 páginas de texto. Mas o preço dos cartuchos ainda dói no bolso, por isso é bom sempre manter alguns cuidados com sua impressora.
Shimura explica quais os pontos importantes para tem uma impressora sempre funcionando, "são três aspectos que a gente considera importantes para uma boa qualidade de impressão.