Como Montar sua oficina
Apresentação do Negócio
Nos grandes centros urbanos penalizados pelos problemas de trânsito, as motocicletas são cada vez mais utilizadas como opção de transporte. Símbolo de juventude e liberdade e objeto de paixão para aficionados, elas vêm conquistando a preferência de pessoas como meio de locomoção diária e até mesmo como negócio, como é o caso dos motoboys e das empresas que atuam no segmento de entregas.
Hoje é fácil observar nas ruas e cidades brasileiras a força deste mercado e perceber que as motocicletas não são utilizadas exclusivamente por jovens, mas sim por uma grande massa de usuários que demandam serviços de manutenção, reparos e acessórios para suas motos.
Portanto, para aqueles empreendedores com conhecimentos de mecânica de motocicletas, habilidades gerenciais e um capital relativamente baixo, a montagem de uma oficina de motocicletas apresenta-se como uma atraente opção de negócio num setor em expansão da economia brasileira.
Mercado
De acordo com a Associação Brasileira dos Fabricantes de
Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares
(Abraciclo), o país produziu mais de 1,6 milhão de motos em 2007, um crescimento de 22,6% sobre 2006.
Os números demonstram que a motocicleta é o sonho de consumo de muitos brasileiros, sendo o perfil de seu público consumidor muito heterogêneo (vide perfil compradores de motocicletas em http://www.abraciclo.com.br/perfil.html). A categoria das motos entre 101 e 150 cilindradas responde por 80% dos modelos vendidos no país. Os motivos principais são: uso das motos econômicas pelas empresas de entregas rápidas e também como meio de transporte alternativo nas grandes cidades. Isto são explicações mais do que suficientes para estimular a criação de oficinas de conserto de motos ou de lojas de peças.
Embora a cidade de São Paulo e o interior do Estado representem aproximadamente 24% das vendas totais de motociclos (Motocicletas,
Ciclomotores,