Como medir riscos ocupacionais
RISCO BIOLÓGICOS
O QUE SÃO?
São microrganismos, ou seja, reduzidíssimos seres vivos não vistos a olho nu, presentes em alguns ambientes de trabalho, que penetrando no organismo do homem por via digestiva, respiratória, olhos e pele, são responsáveis por algumas doenças profissionais COMO PODEMOS MEDILOS? Com a verificação da presença de agentes biológicos em ambientes de trabalho que deve ser feita por meio de retirada de amostras de ar e de água, que serão analisadas em laboratórios especializados.
ONDE PODE OCORRER CONTAMINAÇÃO?
Em locais de trabalho haja contato com materiais naturais ou orgânicos, tais como terra, argila, materiais de origem vegetal (feno, palha, algodão, etc.) substâncias de origem animal (lã, pelo, etc.) alimentos poeiras orgânicas (por ex. farinha, partículas de descamação e poeiras de papel) resíduos, águas residuais sangue e outros fluidos corporais, podendo evoluir para processos infecciosos, tóxicos ou alérgicos, neoplasias, doenças auto - imunes e malformações.
AGENTES BIOLÓGICOS
• 1. EXPOSIÇÃO COM INTENÇÃO DELIBERADA: exposição derivada da atividade laboral que implique a utilização ou manipulação do agente biológico, que constitui o objeto principal do trabalho ( atividades de pesquisa, de diagnóstico laboratorial, biotecnologia etc.)
• 2.EXPOSIÇÃO NÃO LIBERADA: decorre da atividade laboral sem que essa implique na manipulação direta deliberada do agente biológico como objeto principal do trabalho( consultórios médicos e de dentistas , lavanderia e limpeza de serviços de saúde).
ATIVIDADES DE MAIOR EXPOSIÇÃO: 1.SERVIÇOS DE SAÚDE: Laboratórios de pesquisas Serviços Hospitalares Laboratórios Clínicos Laboratórios de Diagnóstico e de pesquisa Unidades , ambulatórios de saúde, clínicas etc.
2.FRIGORÍFICOS E LOCAIS DE ABATE : tuberculose, brucelose , leptospirose etc.
3.COLETA, TRANSPORTE E TRATAMENTO DE LIXO : febre tifoide, peste bubônica, tuberculose, material