Como Liderar Jovens
Em qualquer lugar, existirá sempre um grupo de pessoas com a responsabilidade principal de tomar decisões sobre a formulação de objetivos, ou seja, liderar.Considerando a função de liderança e as pessoas envolvidas para a obtenção de resultados satisfatórios, é fundamental que o líder, além do conhecimento, saiba lidar com as pessoas, isto é, desenvolva habilidade para exercer sua liderança através de um bom relacionamento interpessoal.É necessário que os líderes sejam pessoas com quem se pode conversar, falar de problemas, criticar, ouvir e respeitar.
ESTABELEÇA METAS: Diga às pessoas o que você e a diretoria do Departamento Jovem esperam que elas façam.· As pessoas precisam de metas; não presuma que todos saibam o que você deseja. Se possível, procure identificar as metas de forma participativa.
VALORIZE O TRABALHO DE CADA JOVEM: Sempre que possível, designe as pessoas para os tipos de tarefa que podem realizar bem. Delegue tarefas que lhes possibilitem alcançar metas e realizações pessoais, como: desenvolvimento, crescimento, auto-estima, reconhecimento ministerial.
VALORIZE AS PESSOAS: Promova treinamento e incentive a participação em eventos diversos (missões, congressos, seminários, etc.). No dia-a-dia, promova orientação, aconselhamento e acompanhamento.
ELOGIE: Acompanhe o andamento da atividade e, quando os resultados forem positivos, diga aos jovens o quanto eles estão se saindo bem. Isto reforça as atividades corretas: O elogio em grupo, na maioria das vezes, é melhor que elogio individual.
NÃO SE PRECIPITE: Na eventualidade dos resultados não serem totalmente positivos, avalie as possíveis causas das falhas e corrige-as com amor e objetividade.Evite fazer “tempestade com um copo d’água”. Se ficar claro que houve irresponsabilidade ou má vontade, repreenda. A liderança não deve ser paternalista.· Após a repreensão, é fundamental que a(s) pessoa(s) reflita(m) no comportamento delas e não no seu.
COMUNICAÇÃO: O processo de