Como instituir um código de ética em rh
Abaixo, você pode conferir 20 diretrizes fundamentais para o estabelecimento de um código de conduta ética em práticas de recursos humanos.
1. Relacionamento entre pessoas: esse é um tópico em que pode haver uma diferença muito grande entre o discurso e a prática. Um clima de paz e harmonia é sempre desejável, mas é preciso saber se as ações adotadas estimulam esse ambiente.
2. Respeito no relacionamento: muito da autoestima das pessoas depende de como as mesmas percebem que suas ideias e sua colaboração estão sendo aceitas. As pessoas precisam de espaço para iniciativas e autonomia.
3. No relacionamento, respeito à individualidade: toda e qualquer situação que gera intimidação ou constrangimento deve ser evitada.
4. Transparência nos contratos: devem ser expostas, em detalhes, as condições de trabalho e as responsabilidades de todas as partes envolvidas. E mais: é preciso explicitar a forma de remuneração e os benefícios, as perspectivas reais de crescimento etc.
5. Seleção de pessoas: essa é uma questão muito difícil porque há discriminações que são aceitas como normais. Livre-se dessas barreiras.
6. Compromisso com valores: as pessoas devem ser selecionadas também pelo alinhamento com os valores da organização. A discussão dessa questão pode ajudar a identificar esse alinhamento já no processo seletivo.
7. Avaliação das pessoas: a imparcialidade e a justiça são importantes na avaliação de subordinados, que deve ser explicitada. O feedback deve ser fornecido em condições de respeito máximo.
8. Demissão: o processo de demissão deve ser digno e apoiado. A comunicação deve ser pessoal, individualizada e feita com privacidade. O apoio deve prever, sempre que possível, recursos e orientações para a continuidade da carreira.
9. Remuneração: a remuneração deve ser justa e ter o mercado como referência.
10. Ambiente físico: as condições materiais de trabalho precisam garantir a segurança e a saúde.
11. Qualidade de